Protegendo a qualidade da sua compra, entenda como são classificadas as GRADES dos smartphones usados.
O comércio de smartphones usados e recondicionado é o setor que mais cresce no negócio de smartphones; mas de onde esses produtos se originam? A fonte mais comum para esses dispositivos são trocas e atualizações, onde os consumidores recebem crédito em seus novos telefones, quando trocam seus dispositivos mais antigos, eles são vendidos no atacado para empresas que estão dentro desse mercado. Essas empresas recebem os dispositivos verificam, fazem reparos se necessário, e depois classifica cada um conforme a grade definida e comercializa novamente.
O desafio para o comprador de telefones usados e recondicionados é como garantir que eles estejam recebendo o produto de qualidade que concordaram em comprar. Realmente existem dois desafios principais; em primeiro lugar, o aspecto funcional do dispositivo; o telefone funciona? E se funcionar, funciona perfeitamente? Em outras palavras, a câmera funciona corretamente, faz todos os pixels na tela dispararem, o microfone funciona ou a bateria mantém uma carga completa? Compradores profissionais, varejistas ou atacadistas, na maior parte, são capazes de verificar tudo isso usando software especializado pronto para uso, como PhoneCheck, Blancco, BlackBelt, Piceasoft, para citar apenas alguns; o processo é simples: execute o software em um PC, conecte os telefones e pronto, um relatório de diagnóstico completo é exibido. Nada oculto e tudo está claro para ver, se houver problemas, o comprador pode provar isso e apresentar uma reclamação ao vendedor.
Mas o segundo desafio é mais difícil: tem a ver com a condição cosmética do telefone; Shakespeare disse uma vez: “A beleza está nos olhos de quem vê” e é aí que está o cerne do problema. Os atacadistas definem a condição cosmética dos telefones usados usando um sistema simples de letras: Grade A, Grade B, Grade C, onde a Grade A é de alta qualidade (quase novo). Mas, como Shakespeare destacou há algumas centenas de anos, e para usar a linguagem da indústria, se a Grade A pode ser a minha Grade C! Naturalmente, os vendedores tendem a exagerar a qualidade de seu produto, enquanto os compradores prefeririam muito mais exigir como deveria ser uma determinada Grade. Este não é um problema pequeno, pois pode haver uma diferença significativa de preço entre os diferentes grades dos dispositivos.
A solução para esse problema, para a vendas de telefones usados, está em:
certificando-se de que a definição de classificação usada seja a mais precisa e abrangente possível; em outras palavras, não deixe ao acaso, descrições vagas como ; “parece novo” ou “quase nenhum arranhões” devem ser evitadas, em vez disso, use descrições quantitativas;
Tanto compradores quanto vendedores devem ter acordo para usar a mesma definição de classificação, para que não possa haver conflito em um estágio posterior;
Se possível, e essa seria a proteção final, o comprador pode usar um mercado B2B seguro que responsabilize os vendedores, protegendo os fundos do comprador em depósito, até que o estoque seja entregue, a classificação observada e seja considerada a mesma anunciada.
Existe um padrão de classificação para telefones usados. Este padrão entra em detalhes completos de como cada Grade de telefone deve ser, não deixando nada ao acaso onde vendedores e compradores concordam em cumprir esse mesmo padrão.
Abaixo segue alguns exemplos:
Como Novo:
Como o novo apresenta condições técnicas totalmente testadas e funcionais, bateria com 80% a 100%, o telefone não é modificado por software e possui um ESN\IMEI limpo. A condição cosmética mostra que o telefone não é distinguível de um telefone novo, que não há danos ao corpo ou painéis e nenhum desgaste.
GRADE A:
Grade A significa a condição técnica em que o telefone está totalmente testado e funcional, a bateria está com 80% de capacidade ou mais, não há modificações por software, ESN\IMEI está limpo e não há bloqueios de usuário - ou seja, iCloud bloqueado. A condição cosmética tem arranhões insignificantes no dispositivo e quase não há desgaste.
GRADE B:
Grade B significa a condição técnica em que o telefone está totalmente testado e funcional, a bateria não é garantida, o software não é modificado, tem um ESN\IMEI limpo e não há bloqueios do usuário - ou seja, iCloud bloqueado. As condições cosméticas mostram arranhões leves na frente, nos painéis traseiros ou no corpo, sem rachaduras em todo o dispositivo e há desgaste leve.
GRADE C:
O Grade C está na mesma condição técnica do Grau B. A condição cosmética pode ter um ou mais arranhões profundos no dispositivo, rachaduras leves em certas áreas, como lente de câmera, lente traseira, mas não em exibição, tem desgaste significativo\visivelmente usado.
GRADE D:
Grade D significa a condição técnica em que o telefone está totalmente testado, a bateria não é garantida, tem uma ou mais das seguintes funções que podem não funcionar: botão, som, vibração, tela ou painel de toque, o software não é modificado, tem um ESN\IMEI limpo e não há bloqueios do usuário - ou seja, iCloud bloqueado. As condições cosméticas mostram danos pesados ou graves no corpo ou nos painéis, o telefone pode ter rachaduras profundas e, além disso, pode haver falta de peças, danos por líquido e queimadura na tela.
GRADE E:
A condição técnica de Grade E mostra que o telefone foi testado, mas pode não estar funcionando, embora tenha um ESN\IMEI limpo e possa estar bloqueado pelo usuário - ou seja, iCloud bloqueado. A condição cosmética mostra danos pesados em todo o dispositivo e danos pesados na estrutura interna.
GRADE BER:
As condições técnicas da Grade BER recomendam que o dispositivo seja vendido apenas para peças, está além do reparo econômico e que o dispositivo não ligue. A condição cosmética pode ter danos pesados em todo o dispositivo e na estrutura interna.
A indústria de telefonia recondicionados não possui um sistema de classificação universal implementado, portanto você pode chegar em um acordo com o seu fornecedor usando esse estudo como base.
Gostou do conteúdo? deixe seu comentário abaixo e vamos juntos brabo!
Top!! Parabéns pelo conteúdo!
ResponderExcluir